A busca por plástica no nariz aumentou muito durante o período da pandemia. Isso porque as pessoas ficaram mais expostas nas redes sociais, lives e reuniões online, além de terem mais tempo para se recuperar com o home office. No mês de julho, a busca pela palavra rinoplastia teve um aumento de 4.800% no Google. Muitos famosos acabaram aderindo à plástica, compartilharam o procedimento em seus perfis e contribuíram para dar esse “boom” na cirurgia.
O que é rinoplastia?
É a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz, existem inúmeras possibilidades: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir aquele “ossinho” do nariz. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia.
Como é feita a rinoplastia?
Técnica aberta (exorrinoplastias): é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Essa técnica é mais indicada nos casos em que há a necessidade de grandes alterações na ponta do nariz.
Técnica fechada (endonasal): há incisões apenas dentro das narinas. A cirurgia é realizada sem a visão do cirurgião, já que a pele do nariz do paciente não é levantada.
O paciente que passa pela rinoplastia geralmente é liberado no mesmo dia. Nos casos da cirurgia de rinoplastia associada à cirurgia funcional, o paciente fica internado por um período de 12 a 24 horas.
Pós-operatório
Os curativos são mantidos por 15 dias, sendo sete dias com plástico enrijecido e sete somente com fita adesiva porosa. Os tampões internos ficam por um dia. Existem várias recomendações, dentre elas:
O repouso deve ser absoluto por sete dias;
Por pelo menos sete dias é indicada que a alimentação seja mais pastosa pois, como a região estará dolorida e inflamada;
É normal ter sangramento através do nariz, principalmente nos primeiros dois dias posteriores à cirurgia;
Durante a primeira semana é recomendado que o paciente se mantenha com a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros, durante o sono;
O paciente não deve assoar o nariz e só pode usar óculos após a liberação médica.
Gostou do assunto de hoje? Então, continue acompanhando meu blog e me siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.