mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica mais indicada para quem busca realizar a diminuição dos seios e muitas pacientes que passam pela cirurgia se questionam se os seios podem voltar a crescer e a resposta é sim.
Como as mamas são compostas de tecido glandular e gorduroso as glândulas não voltarão a crescer após o procedimento cirúrgico, mas a gordura pode se acumular novamente na região do seio caso houver ganho de peso causando então o crescimento mamário devido o aumento do volume de tecido gorduroso.
Por isso, entre estas e outras razões, é preciso manter o peso após a cirurgia. A prática de atividades físicas e uma boa alimentação são fundamentais para evitar o aumento dos seios após a mamoplastia redutora. Mas de forma geral não há aumento após a cirurgia de redução de mama.
Em relação ao tamanho das mamas e consistência após a cirurgia, as mamas terão seu volume reduzido, mas o resultado final vai depender das características mama como por exemplo o tipo de pele, presença de estrias que passarão por vários períodos evolutivos durante o processo de recuperação da cirurgia.
A consistência da mama também não muda com a cirurgia, apenas o excesso de pele é retirado e a mama é reposicionada e modelada num formato adequado. Após o período de recuperação, que dura até 6 meses, a mama terá um formato mais natural, porém sem grandes alterações da consistência da mesma.
Mamoplastia redutora e gravidez
Já no caso de uma gravidez, o resultado da mamoplastia redutora pode ser mantido desde que não haja um aumento de peso exagerado durante a gestação, nem um aumento excessivo das mamas.
Diversas técnicas de mamoplastia podem ser utilizadas para a realização do procedimento cirúrgico e a escolha vai depender de diversos fatores como: a idade da paciente, o grau de queda da mama, o excesso de pele, a presença de estrias, o tamanho da mama e a preferências em relação ao tamanho desejado após a cirurgia.
A soma destes fatores faz com que a extensão e o tipo de cicatriz sejam diferentes para cada paciente e isso deve ser muito bem conversado durante a consulta inicial.
Gostou do post de hoje? Para continuar vendo conteúdos sobre cirurgia plástica e saúde, me acompanhe por aqui e através do meu Instagram.