Muita gente escolhe o verão para realizar a mamoplastia, por ser uma época de férias. Com muitos dias livres, é possível ficar em repouso e seguir todos os cuidados pós-operatórios.
Apesar de ser uma época muito boa para realizar qualquer cirurgia plástica, é preciso ter uma atenção redobrada com o sol, que pode ser um inimigo da cicatrização.
Como funciona o processo de cicatrização?
- Etapa inflamatória: dura entre 48 e 72 horas e é caracterizada pela presença dos sinais da inflamação: dor, calor, rubor e edema. O processo inflamatório combate os agentes agressores e deflagra uma série de acontecimentos que reconstituem o tecido lesado e possibilitam o retorno da função fisiológica ou a formação de tecido cicatricial para restituir o que não pôde ser reparado. No caso da cirurgia plástica, o agente agressor é o trauma mecânico causado pelo instrumental. A inflamação começa no exato momento da lesão.
- Etapa proliferativa: dura entre 12 e 14 dias e é caracterizada pela reconstituição de vasos sanguíneos e linfáticos, pela produção de colágeno e pela intensa migração celular, principalmente de queratinócitos, promovendo a reepitelização. A cicatriz possui aspecto avermelhado.
- Etapa de maturação (remodelação): tem duração indeterminada e é caracterizada pela reorganização do colágeno, que adquire maior força tênsil e empalidece. A cicatriz assume a coloração semelhante à da pele adjacente. O resultado final do tecido de granulação é uma cicatriz composta de fibroblastos de aspecto inativo e fusiforme, colágeno denso, fragmentos de tecido elástico, matriz extracelular e relativamente poucos vasos. A fase final da etapa de maturação representa a evolução da cicatriz constituída, podendo durar anos. Há diminuição do número de fibroblastos e de macrófagos e aumento do conteúdo de colágeno, cujas fibras progressivamente se alinham na direção de maior tensão da ferida. O conteúdo fibroso da cicatriz está relacionado à tensão que incide sobre as suas bordas.
Cuidado com o sol!
A exposição solar pode causar prejuízos à cicatriz após a mamoplastia. Um dos riscos é a abertura de pontos, o que compromete a estética do resultado final.
Além disso, o processo de cicatrização sofre muitos prejuízos se a paciente ficar exposta ao sol intenso:
- Aumento do inchaço e da vermelhidão;
- Aumento da dor;
- Desconforto;
- Aparecimento de manchas na pele e pigmentação das cicatrizes.
Como proteger a cicatriz após a cirurgia plástica?
- Evite sol em excesso;
- Use protetor solar;
- Beba água;
- Alimente-se corretamente;
- Mantenha a pele hidratada.
Gostou do assunto de hoje? Então, continue acompanhando meu blog e me siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.
Referência
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/processo-de-cicatrizacao-e-reparo-tecidual/38373