O termo “lipo enzimática” é um dos mais buscados no Google. Apesar da popularização, é importante saber que existe somente uma técnica de lipoaspiração e todos os outros nomes, como hidrolipo, minilipo e lipo enzimática, são apenas variantes da mesma técnica.
Por que os nomes comerciais são usados?
Muitas vezes, as variantes da lipoaspiração são realizadas com anestesia local e retiram um volume menor de gordura do corpo. Também são usadas técnicas não infiltrativas de lipoaspiração, como ultrassonografia, para facilitar a retirada de gordura.
Além disso, alguns usam os nomes comerciais para burlar as normas do Conselho Federal de Medicina. De acordo com o órgão, as cirurgias de lipoaspiração devem ser feitas por um cirurgião plástico habilitado, em ambiente clínico, com recursos para atender qualquer problema vindo da cirurgia.
Como o Conselho Federal de Medicina trata apenas da lipoaspiração, alguns “profissionais” alegam que os outros tipos de lipo não precisam seguir esses critérios.
Apesar da boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.
Lipoaspiração não emagrece
A cirurgia não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.
O que acontece durante a cirurgia?
Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico.
Incisão
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis.
Primeiramente, a solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.
A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
Resultados
A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.
Pós-operatória da lipoaspiração
Resultados da lipoaspiração
O inchaço causado pela cirurgia desaparece após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.
Gostou do assunto de hoje? Então, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades.