A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos, visando a restauração da função e estruturas normais dos tecidos. As cirurgias plásticas nos dias de hoje possibilitam o mínimo de marcas possíveis, mas sem os cuidados adequados, as probabilidades de surgimento de cicatrizes disformes são grandes.
É importante frisar que cada organismo reage de uma forma em relação a cicatrização. Alguns pacientes têm uma resposta relativamente rápida e outros podem levar mais tempo para que a cicatriz se forme completamente.
As três fases da cicatrização
Fase inflamatória
É a fase imediata da lesão e tem duração aproximada de três dias. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos. Podemos observar edemas, vermelhidão e dor no local, além da presença de secreção.
Fase proliferativa
Ocorre a proliferação de fibroblastos (que produzem colágeno) e das células endoteliais, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos. Um tecido de granulação surge para proteger a lesão de infecções. A fase proliferativa pode durar de 5 a 20 dias.
Fase de reparo
A última fase da cicatrização pode durar meses e acontece quando a cicatriz muda de tom (passando de vermelho para um rosa mais claro). Na fase de reparo a densidade celular e a vascularização são diminuídas, resultando na remodelação do tecido cicatricial. As fibras são realinhadas para aumentar a resistência do tecido e a aparência do tecido vai melhorando gradualmente.
Cuidados que ajudam no processo de cicatrização
Gostou do assunto de hoje? Então, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades.