Quando você pensa em realizar uma cirurgia plástica, a escolha do cirurgião é a parte mais importante. Isso porque você precisa escolher um médico em que possa confiar e que tenha experiência para atingir os melhores resultados.
Além da certificação de médico, procure as afiliações do cirurgião que vai escolher. A categoria de membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) insere o cirurgião dentro da elite da cirurgia plástica e assegura que você selecionou um profissional que:
Completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica;
Está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica;
Está submetido a um código estrito de ética;
Apenas opera em instalações médicas credenciadas.
Segurança e Riscos
Só você pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. A obrigação do cirurgião plástico é explicar com detalhe os riscos associados à cirurgia. Sinta-se livre para fazer perguntas e tirar todas as dúvidas possíveis no pré-operatório.
A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isto as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.
Procedimentos abaixo do mercado
Segundo Denis Calazans, presidente da SBCP, diz que existem dois fatores para as pessoas arriscarem a vida com procedimentos clandestinos e com profissionais não qualificados: o desconhecimento e a tentadora oferta barata.
A sua saúde precisar vir sempre em primeiro lugar! Por isso, antes de realizar qualquer cirurgia plástica, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher o cirurgião. Desconfiar de propostas abaixo do mercado é uma das formas de evitar problemas futuros e de priorizar sua saúde.
Dicas de como escolher um bom profissional
Além do que falei até aqui, é interessante verificar como o cirurgião se porta na primeira consulta. Um bom médico certamente irá:
Perguntar sobre suas expectativas e dar conselhos sobre o procedimento mais indicado para as suas necessidades;
Ser realista com relação aos resultados;
Não dar promessas milagrosas;
Tirar todas as suas dúvidas;
Deixar claro todos os riscos associados à cirurgia;
Passar todas as informações possíveis sobre o procedimento, como exames pré-operatório, tipos de anestesia e pós-operatório;
Deixar a decisão final em suas mãos.
Gostou das dicas de hoje? Para continuar vendo conteúdos sobre cirurgia plástica e saúde, me acompanhe por aqui e através das minhas redes sociais.