O explante mamário é a remoção da prótese de silicone após a mamoplatia de aumento. Apesar de rara, essa cirurgia pode ser necessária nos seguintes casos:
Síndrome ASIA e explante mamário
Nos últimos anos, diversos grupos e organizações de pacientes nas redes sociais têm se mobilizado para dar voz ao relato de inúmeras mulheres que têm autorreportado uma série de sintomas que surgem após a reconstrução ou aumento mamário com implantes de silicone. Esses sintomas incluem, por exemplo, fadiga, dores nas articulações e nos músculos, perda de cabelo ou mesmo alterações de peso, sintomas que estas mulheres referem surgir como resultado do uso de implantes mamários.
A Síndrome de ASIA (síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante) foi descrita em 2011 por Yehuda Schoenfeld e consiste em desenvolvimento de doenças autoimunes em indivíduos geneticamente predispostos como resultado de exposição a adjuvantes (substâncias estranhas ao organismo que provocam reação imunológica).
Há relatos de pacientes que, ao serem submetidos à retirada das próteses, observam melhora ou resolução de sintomas. Porém, também existem relatos de pacientes que observam pouca ou nenhuma melhora após a cirurgia de retirada das próteses.
Como é a cirurgia de explante mamário?
Muitas são as técnicas cirúrgicas de explante mamário. As opções devem ser escolhidas em função do volume dos tecidos mamários e características anatômicas da paciente. As técnicas do explante mamário são semelhantes a mamoplastia redutora, onde utiliza-se os tecidos mamários para a recomposição das mamas de forma estética.
Pós-operatório do explante mamário
Gostou do assunto de hoje? Então, continue acompanhando meu blog e me siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.
Referências