De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, A Síndrome de ASIA (síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante) foi descrita em 2011 por Yehuda Schoenfeld e consiste em desenvolvimento de doenças autoimunes em indivíduos geneticamente predispostos como resultado de exposição a adjuvantes (substâncias estranhas ao organismo que provocam reação imunológica). Essas substâncias já foram descritas há alguns anos e algumas delas são: fragmentos infecciosos, hormônios, alumínio e recentemente vem se destacando o escaleno, óleo obtido de tecido de tubarão e usado nas vacinas anti-influenza disponíveis no país.
Apesar de ser uma condição muito rara, o silicone tem sido considerado uma dessas substâncias, podendo desencadear reação imunológica e manifestações semelhantes à de algumas doenças reumáticas, sendo os sintomas mais comuns relacionados a fadiga crônica, dores articulares e musculares, boca e olho seco e algumas manifestações neurológicas. A presença de autoanticorpos contra o silicone e alguns HLA específicos, responsáveis por apresentar os antígenos ao sistema imune, podem indicar o desenvolvimento da doença.
Quais são os sintomas mais comuns?
Retirar as próteses é a solução?
Há relatos de pacientes que, ao serem submetidos à retirada das próteses, observam melhora ou resolução de sintomas. Porém, também existem relatos de pacientes que observam pouca ou nenhuma melhora após a cirurgia de retirada das próteses.
Conclusão
A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica mais realizada em todo mundo. Vale ressaltar que as próteses de silicone são seguras e que a Doença do Silicone é uma condição raríssima. O acompanhamento junto ao cirurgião plástico e ao reumatologista auxilia na prevenção de complicações.
A Síndrome ASIA e a Doença do Silicone não são a mesma coisa. A Doença do Silicone é um termo atribuído pelas próprias pacientes para descrever um conjunto de sintomas que elas atribuem ao uso do implante.
Em caso de algum sintoma ou anomalia relacionada ao silicone (ou que vocês acreditam estar sendo causadas por ele), informe ao seu cirurgião plástico ao invés de buscar informações em sites como o Google. Isso porque a internet está cheia de fake news sobre esses assuntos e pode te deixar preocupada sem motivo. Para se ter uma ideia, em 2020, pesquisas sobre essas doenças cresceram 350%. Já as buscas sobre explante de silicone aumentaram 170%.
Gostou das dicas de hoje? Para continuar vendo conteúdos sobre cirurgia plástica e saúde, me acompanhe por aqui e através do meu Instagram.