Ao contrário do que alguns “profissionais” divulgam, até os procedimentos minimante invasivos, como preenchimento e toxina botulínica, devem ser realizados por um cirurgião plástico. Afinal, é preciso conhecer profundamente as estruturas da face.
Nessa área, a anatomia é particularmente complexa e é fundamental entender e distinguir os limites dos segmentos e compartimentos do rosto, a distribuição detalhada e a função da musculatura, vascularização, inervação e sistema linfático, o comportamento da epiderme, derme, tecido subcutâneo.
Além disso, não basta saber a anatomia e não entender a relação funcional entre essas estruturas, seu comportamento com o avançar da idade e implicações a longo prazo de cada tratamento.
O problema em fazer tratamentos rejuvenescedores com profissionais não médicos é que eles não têm a menor ideia dessa complexidade.
A Harmonização Facial, tão divulgada como “novidade” para outros profissionais, já é antiga conhecida dos Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas que, há décadas, vêm realizando procedimentos e se aprimorando.
Parece simples, mas há riscos como atingir vasos ou nervos, podendo gerar sequelas gravíssimas no paciente.
Por isso, fique alerta e faça seus tratamentos apenas com um médico capacitado.
Um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tem a formação completa visando à segurança, ética e as habilidades científicas necessárias para a sua operação.
Proteja sua vida e sua saúde! Pesquise a formação do cirurgião com o qual você pretende operar.
Para descobrir se ele é associado à SBCP, acesse o site: www.cirurgiaplastica.org.br
O ácido hialurônico é uma substância que preenche rugas e áreas com perda de volume. Também aumenta a sustentação da pele e remodela os contornos faciais, Além de poder ser usado no tratamento das “olheiras”.
⠀
Já a toxina botulínica é a substância que impede ou reduz a contração dos músculos causadores das linhas de expressão.
⠀
Ambas as técnicas atuam no rejuvenescimento, mas possuem efeitos muito diferentes. Para descobrir qual tratamento é indicado para você, consulte um cirurgião plástico.
Para quem sonha em rejuvenescer a face, os fios de sustentação podem ser uma excelente alternativa. A técnica utiliza fios de material absorvível, com pequenos cones capazes de se prenderem aos tecidos e tracionar a pele. O tratamento suaviza a flacidez e linhas do rosto, além de estimular colágeno, volumizar e sustentar a pele.
Não há cortes, nem cicatrizes. É feita apenas anestesia local nos pontos de introdução do fio.
O produto é atestado pela ANVISA e utilizado em vários países.
Lifting cirúrgico:
Fios de sustentação:
A remoção aspirativa de gordura da papada, independente do nome que se dá, é sempre uma lipoaspiração, um procedimento de competência do cirurgião plástico.
Além disso, o procedimento não é tão simples quanto parece. O pescoço é uma região extremamente nobre. Por ele passam veias e artérias de grosso calibre, nervos de grande importância, além da presença de glândulas, como a tireoide.
Ninguém tem os mesmos traços que você. Seu tratamento é personalizado pelo simples fato de você ser único(a)!
⠀
Os procedimentos são definidos após análise completa de suas características. Além disso, seus desejos e vontades devem ser levados em conta.
⠀
Por isso, é indispensável uma consulta e exame clínico para a definição do tratamento que melhor se adequa a seu quadro!
Esta é uma pergunta frequente em meu consultório. Pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), não é permitida a postagem de pré e pós-operatório, mesmo que autorizada pelo paciente. Portanto, não seria ético. Além disso, vejo essas postagens com algumas restrições: quem posta, escolhe evidentemente os melhores casos que já tratou; portanto, não funciona como referência do cirurgião.
Além disso, criaremos expectativas irreais nos pacientes com esse tipo de imagem, uma vez que os resultados são únicos e individuais. Cada paciente precisa de um tratamento específico, com resultados que variam de acordo com características pessoais e fatores individuais.
Por isso, creio que a avaliação pessoal, discutindo e entendendo as necessidades e expectativas de cada paciente, esclarecendo as dúvidas e procurando passar a possibilidade de resultados mais individualizados, seja mais transparente e real.
Converse com o cirurgião sobre o que te incomoda, esclareça suas dúvidas e retorne ao consultório! É importante que você se sinta à vontade para discutir seu caso.
Ao pesquisar sobre uma cirurgia plástica ou um procedimento estético, nos deparamos com fotos de modelos lindas e perfeitas e acabamos acreditando que os resultados obtidos serão iguais.
Mas, muito cuidado! Não acredite em tudo que você vê! Cirurgia plástica e procedimento estético não fazem milagre e um site de pesquisa não pode te dizer o que fazer, muito menos prometer resultados.
Apenas o seu cirurgião plástico saberá orientar, informar e dar uma ideia de como seus resultados poderão ficar.