Cuidados Pré-operatórios
- Pare de fumar no mínimo 30 dias antes da sua cirurgia.
- Não abuse de álcool ou drogas nos dias que antecedem a cirurgia.
- Não ingerir bebidas alcoólicas, fazer uso de drogas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia.
- Não use medicamentos que contenham Aspirina®, AAS (Acido Acetilsalicílico) 10 dias antes da cirurgia, pois aumentam o risco de sangramento.
- Em caso de necessidade, consulte seu médico antes.
- Suspenda o uso de fórmulas para emagrecer 30 dias antes da sua cirurgia.
- Depilação: no mínimo uma semana antes da cirurgia. Nunca depilar no dia anterior à cirurgia.
- Leve para o hospital sua escova de cabelo e de dentes, roupas largas e confortáveis, como calça de malha com elástico, blusas com botões na frente e se possível de óculos de sol (no caso de cirurgia de pálpebras).
- É interessante comprar duas cintas/sutiã, para que um possa ser usado enquanto o outro é lavado. O tempo de uso dependerá de cada cirurgia.
- Compareça à clínica/hospital no horário combinado, em jejum de oito horas (inclusive água), levando todos os exames pré-operatórios.
- É importante esclarecer todas as suas dúvidas. Pergunte antes e retorne ao consultório, se necessário.
Cuidados Pós-operatórios
- Alimente-se saudavelmente e hidrate-se bastante. Quando a urina sai bem clara é um bom sinal de que você está se hidratando corretamente!
- Dietas nesta fase podem ser prejudiciais à sua recuperação.
- O momento e os cuidados no primeiro banho serão orientados pelo Dr. Ivo Andrade e sua equipe. É melhor que este banho seja de morno para frio e com um banco sempre por perto. É possível a ocorrência de tonteiras no 1º e 2º dias. Caso ocorram, procure assentar-se e abaixar a cabeça ou deitar-se. Podem estar associadas a náuseas e ocorrem por queda da pressão arterial.
- No momento da alta hospitalar é importante ter um acompanhante.
- Compareça a todos os retornos, nos quais serão feitos os curativos, a retirada de pontos e o acompanhamento da evolução da cirurgia e cicatrizes.
- Não use medicamentos ou cremes e nem faça tratamentos sem a orientação médica.
- Faça uso da medicação analgésica prescrita, minimizando a ocorrência de dor ou desconforto.
- Em alguns casos, será indicado tratamento complementar, como a drenagem linfática, para acelerar e melhorar os resultados.
- Os pontos serão retirados entre cinco e 15 dias, dependendo de cada cirurgia.
- O retorno às atividades normais e exercícios físicos ocorrerá de forma gradual e será orientado de acordo com o tratamento e a recuperação individual.